COORDENAÇÃO
TÉCNICA E GERAL
Sandro Rosa
1.
JUSTIFICATIVA
A falta de oportunidade no mercado formal de
trabalho, a disparidade sócio-econômica entre as diversas camadas da sociedade e
o desordenado crescimento populacional são apontados como geradores do
desequilíbrio social, trazendo conseqüências como o aumento da violência, da
criminalidade e do sentimento de insegurança por parte da sociedade. Esses
fatores atingem especificamente crianças e adolescentes e, diante disso,
torna-se necessário buscar alternativas para diminuir ou até mesmo evitar o
envolvimento desse contingente com a criminalidade. Uma delas é o
desenvolvimento de projetos que favorecem atividades ocupacionais de cunho
educativo, esportivo, lúdico, cultural e profissionalizante. O desenvolvimento
das atividades de esporte e lazer são, comprovadamente, instrumentos efetivos
para a melhoria da qualidade de vida, da afirmação da auto-estima, do bem-estar,
da saúde e para a integração social da população.
Outro fator que merece solução é a ocupação da
criança e do jovem no turno inverso ao da escola, representando a prática do
esporte uma ação positiva e de apoio às famílias, capaz de contribuir com a
questão pedagógico-cultural da própria escola, afastando-os da rua, reduzindo a
evasão escolar e contribuindo para a sua reintegração social. Através do esporte pode-se conseguir
uma melhora significativa nas atitudes do aluno e, por conseqüência, um melhor aproveitamento escolar, já que ele
se sente gratificado por receber uma atenção especial e por conviver em um
ambiente diferente daquele do seu dia a dia, muitas vezes reconhecendo que o
esporte pode representar uma grande chance em sua vida. Os movimentos naturais
de andar, correr, saltar, escalar, etc., próprios do ser humano, podem, através
da atividade esportiva, no caso, o jogo do futebol, ser um fator importante na
sua vivência e desenvolvimento.
O esporte é um direito de todos assegurado
pela própria Constituição Federal, mas pode ser, também, e é, um verdadeiro
programa social, se constituindo em
importante ferramenta na educação e socialização das crianças, a partir do momento em que
auxilia no seu desenvolvimento integral, físico e emocional, e na construção de
seus valores éticos e morais. Com isso, os princípios fundamentais do esporte
são ampliados da esfera esportiva à social, satisfazendo as necessidades de
diversão, movimento e integração das crianças, fazendo com que estabeleçam laços afetivos
espontâneos e indissolúveis ao longo das suas vidas.
2.
OBJETIVO GERAL
O
projeto visa, através do esporte,
auxiliar as crianças e jovens na sua formação, integração e construção da
cidadania, auxiliando na inclusão social como elemento aglutinador e eficiente
meio de prevenção à marginalização, às drogas e à violência, se constituindo em um fator de incentivo aos
estudos e à redução da evasão escolar.
3.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover o incentivo ao desenvolvimento
do esporte amador nas comunidades de baixa renda, em especial junto às crianças,
auxiliando no resgate da identidade e auto-estima de cada um.
4. METAS
Em
seu estágio inicial, o Projeto visa
proporcionar a 200 crianças o exercício regular do esporte, em especial, o
futebol, atingindo os objetivos específicos propostos .
5. CLIENTELA
Crianças
de 9 a 11 anos, de famílias de baixa
renda, que estejam regularmente matriculadas e freqüentando uma escola.
6. METODOLOGIA
O
projeto se desenvolverá:
·
Utilizando um método de iniciação simplificado do jogo de futebol, adaptado às capacidades e necessidades das
crianças, tendo formação lúdica, com turmas de crianças de 9 a 11 anos, e
adequação das características do jogo a esta faixa etária.
·
Tendo o futebol como estratégia e com foco na ludicidade;
·
utilizando-se da multi e da interdisciplinidade das áreas: educação social,
saúde, psicologia, nutricional, ...
·
Priorizando o voluntariado para desenvolvimento das atividades em geral.
·
buscando parcerias financeiras e logísticas, como órgãos públicos, instituições
de serviços, universidades, clubes, associações esportivas, ...
·
de forma sistemática, com a formação de turmas no período da manhã e tarde, onde
receberão uma hora/aula cada uma.
·
com acompanhamento das crianças quanto à sua freqüência e desempenho no
projeto.
·
utilizando o processo “criar um slogan”, como, por exemplo, “aprenda a jogar o
jogo” ou “jogar é saúde”, ..., e com o
conceito do “fair play” (jogo limpo).
·
com a obrigatoriedade de freqüência de 75% ao mês em relação às sessões
desenvolvidas.
7. INFRAESTRUTURA FÍSICA
Serão
utilizadas as instalações xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
8. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os
candidatos deverão estar dentro da faixa etária estipulada, qual seja, de 9 a 11
anos de idade, residir nas proximidades e estar regularmente matriculada em uma
escola.
A
inscrição deverá ser feita na sede do clube pelos pais.
9.SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
Os
alunos serão avaliados sob os aspectos de freqüência à escola, disciplina, respeito ao horário.
10. CONTROLE DE FREQÜÊNCIA
Será
exigida a freqüência mínima de 75% das aulas efetivamente ministradas, com
controle através de “folha de chamada”.
11.CRONOGRAMA
FASES
DAS AULA
Na
nossa escola os Atletas evoluem de uma forma natural cumprindo todas as etapas
de formação. Apresentamos de seguida, de uma forma simples as várias etapas
deste percurso.
1.
Leis / Regras
1.1 Leis
1.2 Regras
1.1 Leis
1.2 Regras
2.
Técnica de Corrida
2.1 Sem Bola
2.2 Com Bola
2.1 Sem Bola
2.2 Com Bola
3.
Técnica de Salto
3.1 Sem Bola
3.2 Com Bola
3.1 Sem Bola
3.2 Com Bola
4.
Técnica de Passe
4.1 Passe
4.2 Recepção
4.3 Recepção / Passe
4.4 Remate
4.5 Cabeceamento
4.6 Condução de Bola
4.7 Drible
4.8 Técnica de Guarda Redes
4.1 Passe
4.2 Recepção
4.3 Recepção / Passe
4.4 Remate
4.5 Cabeceamento
4.6 Condução de Bola
4.7 Drible
4.8 Técnica de Guarda Redes
5. Táctica de Base
5.1 Desmarcação
5.2 Posicionamento
5.3 Envolvimentos
6. Jogos
6.1 Competição interna
6.2 Competição com outras escolas
12.REGRAS
DE FUNCIONAMENTO:
Dias
da Semana:
|
Horário:
|
Idade:
|
3ª
e 5ª
|
09:30
às 10:30
|
9
à 11 anos
|
3ª
e 5ª
|
14:30
às 15:30
|
9
à 11 anos
|
Sábado
|
09:00
às 10:15
|
09
à 11 anos
|
Horário
da apresentação: 30 minutos antes, no campo
Trabalhos
realizados
• Alongamento e aquecimento específicos para prática do futebol;
• Fundamentos do futebol ( domínios, passes, condução de bola, cabeceio, chutes a gol);
• Preparação física, posicionamento em campo e regras;
• Treinamento específico para goleiro;
• Jogos coletivos; 13. RECURSOS MATERIAIS
10
- bolas de Futebol
22
- jalecos de duas cores (verde/amarelo)
22
- camisetas para jogo.
22
- camisetas passeio
10
- cones
01
- saco p/carregar os cones
O
projeto busca o apoio de empresas e pessoas que doarão os materiais necessários
ao seu desenvolvimento